Voltar à página de Vertente Social
Segurança e Saúde
Que desafios existem?
Apesar de qualquer local de trabalho estar sujeito à ocorrência de acidentes e ao desenvolvimento de doenças profissionais, para um promotor e gestor de propriedades como a Sonae Sierra, são os trabalhos de construção e da manutenção dos edifícios que suscitam maiores preocupações devido aos potenciais riscos de segurança e saúde associados. A garantia de que todos os stakeholders, incluindo prestadores de serviços, colaboradores, lojistas e visitantes, estão sujeitos a riscos mínimos de segurança e saúde aumenta as probabilidades de excelentes resultados em termos de segurança e saúde e melhora a imagem da organização entre os stakeholders. A segurança e saúde, em particular, é uma área de impacto que implica um envolvimento activo dos stakeholders, uma vez que o diálogo com as pessoas afectadas ajuda não só a identificar os factores de risco, mas também a implementar as soluções adequadas para reduzi-los.
Que medidas estão a ser tomadas pela Sonae Sierra?
Com o principal objectivo de disseminar uma cultura de comportamento seguro interdependente através do Visible Leadership Commitment (empenho visível da liderança), o projecto PERSONÆ é apoiado por várias ferramentas eficazes. Estas ferramentas são constantemente implementadas entre os principais stakeholders da Sierra, incluindo os colaboradores, lojistas, prestadores de serviços internos, empreiteiros em obra e visitantes dos centros comerciais, em todos os países em que a Sierra opera. Incluem:
- Observações Preventivas de Segurança (SPO), uma forma de auditoria comportamental destinada a identificar condições de trabalho não seguras;
- O Índice de Práticas Seguras (SPI), para controlar a probabilidade de acidentes nas obras de construção antes de acontecerem (permitindo planos de acção correctiva);
- Normas e procedimentos para a integração de questões de Segurança & Saúde através das várias fases do processo: na pré-abertura de centros comerciais, durante as remodelações, e de forma continuada durante a fase de gestão dos centros comerciais e a gestão de prestadores de serviços e lojistas;
- Um Comité Aberto Local de Segurança & Saúde com os Lojistas em cada centro comercial, com um envolvimento total dos lojistas na procura de melhorar continuamente a sua atitude de Segurança & Saúde;
- Planos de emergência e simulacros em centros comerciais, escritórios e nas obras de construção, assegurando que um grande número de trabalhadores e visitantes destes locais esteja preparado para lidar com uma emergência de uma forma que mitigue o risco de acidentes. Para tal, temos o maior cuidado na elaboração de planos de emergência rigorosos e no treino dos mesmos através de simulacros. Em 2007 foi realizado um total de 99 simulacros em vários sites da Sierra.
- Ferramentas de Comunicação Internas e Externas (incluindo conselhos sobre segurança, “Quick Wins”, workshops internos e apresentações a stakeholders).
Através da implementação das ferramentas descritas acima e através de sessões adicionais, oferecemos formação regular de Segurança & Saúde em todas os nossos sites. Apenas em 2007, foi administrado um total de 14.629 horas-homem de formação aos colaboradores, lojistas e fornecedores.
Recentemente, o nosso projecto PERSONÆ foi premiado com o DuPont Safety Award 2007 na categoria Visible Management Commitment (empenho visível da gestão) pela sua inovação e abrangência: nas primeiras duas fases, mais de 70.000 pessoas estiveram envolvidas de alguma forma nas actividades do projecto, incluindo seminários, workshops e Observações Preventivas de Segurança (SPOs).
| Pretende saber mais sobre a nossa Política de Segurança e Saúde? |
|